|
10 Anos de obras premiadas da Bienal de Fotografia em exposição
🕒 09:00h
Está patente a exposição “Premiados da Bienal Fotografia: 2016-2024“, dedicada aos autores distinguidos nas últimas edições da Bienal de Fotografia, com curadoria de David Santos.
A mostra permite revisitar diferentes abordagens e percursos autorais que têm marcado o panorama fotográfico contemporâneo e evidencia a diversidade temática e estética das obras distinguidas e o contributo da Bienal de Fotografia para a valorização da criação artística e da identidade cultural.
A exposição pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Fábrica das Palavras, na Galeria Sem Palavras, com entrada gratuita, até 17 de maio de 2026.
Curador David Santos dirige programa curatorial da BF26
Na inauguração da exposição, no dia 12 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, anunciou o convite a David Santos, para desenvolver o programa curatorial da BF26, com o propósito de envolver a cidade e a comunidade artística do nosso país, reforçando a ideia de uma expansão conceptual e disciplinar do campo da fotografia.
Dez anos depois da renovação curatorial e regulamentar da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, realizada em 2016 pelo curador David Santos, surge agora a oportunidade de ensaiar uma reflexão sobre o caminho percorrido desde então para anunciar novas orientações no futuro da mais antiga bienal portuguesa dedicada à fotografia contemporânea.
Pensado tendo em conta diversos espaços institucionais e informais de cidade ribatejana, o programa curatorial do próximo ano apresentará mais de uma dezena de exposições individuais de artistas portugueses contemporâneos, afirmando uma amplitude de linhas de investigação criativa que darão continuidade a uma Bienal que tem assumido desde 2016 um papel fundamental na definição da fotografia portuguesa do século XXI.
Após o ambicioso arranque de 2016, e depois da confirmação dos programas curatoriais assinados por Sandra Vieira Jürgens (em 2018 e 2020) e Ana Rito (2022 e 2024), a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira volta a desenhar o perfil experimental da prática fotográfica do nosso país.
David Santos é historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea. Desde maio de 2022, é Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo e Diretor de Cultura na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|