|
Visita ao CROAS e à ASPA reforça compromisso da proteção animal
🕒 2026-01-08 18:11h
Visita ao CROAS e à ASPA reforça compromisso com a proteção animal em Santarém
O CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém, integrado no Gabinete de Sanidade, Higiene Pública e Veterinária da Câmara Municipal de Santarém, conta atualmente com uma equipa de seis técnicos e encontra-se em processo de reforço para aumentar a capacidade de resposta. Em 2025, este serviço municipal realizou cerca de 3.000 intervenções veterinárias, incluindo cirurgias, desparasitações, exames, vacinações e outras especialidades, representando um crescimento significativo face aos anos anteriores.
Durante a visita ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS) e à Associação Scalabitana de Proteção Animal (ASPA), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emanuel Campos, destacou “as pessoas incríveis que todos os dias dão tudo para cuidar dos nossos amigos de quatro patas“ enaltecendo profissionais e voluntários que trabalham e colaboram nestas “duas estruturas que são fundamentais na proteção e bem-estar animal no concelho“.
O número de animais acolhidos pelos CROAS tem vindo a aumentar:
Cães: 184 (2023), 260 (2024), 299 (2025) – um crescimento de 62%*.
Gatos: 266 (2023), 489 (2024), 751 (2025) – um aumento de 182%*.
*evolução de 2023 a 2025
Estas entradas deram origem a saídas através de adoções, devoluções quer a colónias quer a detentores e mortes animais.
Atualmente, o CROAS tem 75 cães e 20 gatos sob cuidados. Paralelamente, através do Projeto CED (Captura, Esterilização e Devolução) já interveio em 673 gatos distribuídos por 76 colónias, com 20 abrigos instalados em espaço público e monitorizados por técnicos e voluntários. Em 2026, está previsto o alargamento da rede de abrigos e a continuidade das intervenções.
Está prevista a implementação de um programa estruturado de voluntariado, a apresentar no início do presente ano, para reforçar a participação da comunidade nas atividades do CROAS.
A ASPA, por sua vez, desempenha um papel essencial através do voluntariado, tendo atualmente 160 cães e 14 gatos à sua responsabilidade.
“A proteção animal é uma prioridade para o executivo municipal. Com uma visão de futuro queremos proporcionar melhores condições aos animais acolhidos, alargar o serviço municipal de veterinária à comunidade e promover a participação voluntária de forma estruturada.“, realçou o autarca.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|