|
O Município de Ferreira do Zêzere vai solicitar a declaração do estado de calamidade
🕒 15:59h
O Município de Ferreira do Zêzere vai solicitar ao Governo a declaração do estado de calamidade no concelho, na sequência dos elevados prejuízos provocados pela passagem da depressão Kristin.
Trata-se de um território de interior, de extensão significativa, caracterizado por baixa densidade demográfica e consequente dispersão da população pelo território; caracteriza-se ainda por uma mancha florestal densa, fatores que agravaram os impactos do temporal e a complexidade da resposta no terreno.
Regista-se a queda de milhares de árvores em todo o concelho, principal causa da obstrução generalizada das vias principais, secundárias, caminhos municipais e acessos a habitações isoladas, comprometendo a mobilidade e exigindo esforços imensuráveis para acesso a populações vulneráveis e para a necessária prestação de apoio.
O concelho não tem eletricidade, nem redes de comunicações devido à destruição de infraestruturas essenciais, incluindo antenas de telecomunicações e centenas de postes de eletricidade de baixa, média e alta tensão, não havendo, à data, perspetivas de resolução rápida.
Estimam-se prejuízos globais de vários milhões de euros, resultantes de danos em vias públicas, sinalização, infraestruturas municipais, indústrias, pequenas e médias empresas, habitações particulares e nas atividades florestais e agrícolas.
Está em curso uma resposta operacional alargada, envolvendo serviços municipais, agentes de proteção civil e meios externos, sendo que a comunidade local tem respondido com grande solidariedade, sinalizando situações críticas e apoiando vizinhos. Técnicos municipais e equipas sociais estão a acompanhar todas as situações identificadas, tendo sido encontradas soluções para todas as emergências sinalizadas até ao momento. Em consequência da falha de comunicações, dezenas de munícipes têm recorrido aos serviços da Câmara Municipal (operacionais até à hora de envio desta nota de informação) para contactar familiares que anseiam por notícias em todo o país e no estrangeiro.
Face à dimensão e gravidade dos danos, que ultrapassam a capacidade de resposta normal do município, a Câmara Municipal considera indispensável a ativação de mecanismos extraordinários de apoio, apelando simultaneamente à colaboração da população e assegurando que continuará a informar de forma regular e transparente, mantendo como prioridade a segurança das pessoas, a proteção dos bens e a recuperação do concelho.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|