32ª Volta a Portugal do Futuro / 5º Grande Prémio CMTV
🕒 2025-05-01 20:31h
“João Martins dá recital a grande velocidade”
O português João Martins (Rádio Popular/Paredes/Boavista) foi o vencedor da primeira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv), onde à partida alinharam 84 corredores, que terminou em Aveiro, numa ligação feita com partida em Pombal, coroando uma fuga de um grupo de catorze corredores.
Os 126,9 quilómetros foram percorridos à excelente média de 46,923 kms/hora, muito por força da do trabalho dos corredores cabeça de corrida, que se entenderam muito bem na frente da corrida e coroaram com êxito a escapada de 60 quilómetros e que chegou a ter uma vantagem máxima de 1’40”, quando estava a cerca de 30 quilómetros do final.
Pelo caminho o corredor da Rádio Popular/Paredes/Boavista ganhou duas metas volantes bonificando 6 segundos, a última das quais na primeira passagem pela meta, que deixou antever que era o mais forte.
Excelente da fuga também o trabalho da equipa espanhola Cortizo, que meteu quatro homens no grupo, acabando o checo Adam Sterjcek por ser terceiro na etapa e assumir a liderança na juventude a par do terceiro na geral a 12 segundos de Martins.
Quem também viu o seu esforço glorificado foi Diogo Pinto (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) que ganhou a única contagem do prémio da montanha e lidera essa classificação, num dia muito duro amanhã para se manter na posse da camisola azul CMtv.
Além da vitória na etapa e liderança na geral, camisola amarela Exclusivagora, João Martins foi o melhor português na etapa Carclasse e lidera a classificação por pontos, camisola verde Solverde.
No final da tirada o corredor boavisteiro estava muito satisfeito com o triunfo e descarta qualquer hipótese para amanhã: “a ideia era trazermos outros corredores da equipa na frente da corrida, como não entraram coube a mim assumir o triunfo.
Tentaremos amanhã reorganizar a equipa e assumir os objetivos de vitória, pela minha parte a etapa não é ao meu jeito”, rematou.
A tirada de amanhã engloba quatro contagens do prémio da montanha com a de primeira categoria estar instalada a menos de 15 quilómetros da chegada e a meta coincide com uma contagem de terceira no Alto de São Macário, num dia que será de luta e provável mudança de líder.
Classificação da Etapa
1º- João Martins/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)- 2:42:16- média de 46,923 kms/hora, 2º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) m.t., 3º- Adam Sterjcek/CEZ (Cortizo) m.t., 4º- Presley Evans/USA (Cortizo) m.t e 5º- Pau Rodriguez/ESP (Óbidos Cycling Team) m.t.
Classificação Geral
1º- João Martins/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)- 2:42:16, 2º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 6”, 3º- Adam Sterjcek/CEZ (Cortizo) a 12”, 4º- Willem O’Connor/IRL (Velo Performance) a 15” e 5º- Presley Evans/USA (Cortizo) a 16”.
Equipas: Cortizo
Pontos: João Martins/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Montanha: Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car)
Juventude: Adam Sterjcek/CEZ (Cortizo)
2ª Etapa da 32ª VPF/ 5º GP CMtv- 2 de maio
Águeda-Avenida 25 de Abril (12h00)-São Pedro do Sul-Alto de São Macário (15h32)- 124,8 kms.
MV’s: 20,7 kms (Águeda), 86,1 kms (Vouzela) e 93,8 (S.P.Sul) kms e PM’s (Kms): 65,8 (3ª), 98,2 (3ª), 110,1 (1ª) e 124,8 (3ª).
Principais locais de passagem da etapa: Valongo do Vouga, Aguieira, Carvalhal da Portela, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul e São Macário (meta final).
Texto: Lúcio Correia
Audio:
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|