Protocolo assinado com a Sociedade Euterpe Alhandrense
🕒 2025-08-04 10:00h
Decorreu, no dia 31 de julho, a assinatura do protocolo de cedência do edifício municipal do Lavadouro de Alhandra à Sociedade Euterpe Alhandrense (SEA), para a promoção, prossecução e dinamização de atividades educativas e culturais e lecionação de aulas e realização de demais atividades do Conservatório Regional Silva Marques.
O Protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, pelo presidente da União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga, e pelo presidente da direção da Sociedade Euterpe Alhandrense, Jorge Zacarias.
“Tudo começou quando decidimos dar condições de trabalho aos funcionários da Junta de Freguesia, que estavam naquele edifício“, lembrou o Presidente da Câmara Municipal, reportando-se à decisão do início do mandato autárquico, “mas também já a pensar que no futuro havíamos de ter condições para libertar aquele espaço para lhe poder dar um uso que seja útil para a comunidade de Alhandra e para todos os que procuram o Conservatório para dar mais educação e acrescentar oportunidades tendo em conta o desenvolvimento dos talentos dos filhos.“
Fernando Paulo Ferreira agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Conservatório Regional Silva Marques, Marques “que tem se tem afirmado num território cada vez maior porque tem diferenciado a sua capacidade formativa, mas também porque tem vindo a aumentar a qualidade“ necessitando de mais instalações, e também à União de Freguesias pela “generosidade e visão para se encontrar esta solução“.
Adiantou que “isto é um ponto de chegada, mas é sobretudo um ponto de partida, porque o edifício tem mesmo de ter uma requalificação e é aí que a Câmara Municipal, mais uma vez, está a trabalhar procurando mecenas que se possam envolver neste projeto“.
O presidente da direção da SEA, Jorge Zacarias, agradeceu à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia “por este passo que foi dado“, referindo que “há perto de 500 alunos que frequentam o Conservatório“.
Mário Cantiga, presidente da União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, afirmou que “espero que a SEA faça bom proveito do espaço que merece ser requalificado e estar ao serviço das crianças“ nas atividades da Instituição alhandrense.
O protocolo de cedência gratuita, em regime de comodato, do Lavadouro de Alhandra (situado na Avenida dos Esteiros, nº1, em Alhandra) vigora por cinco anos.
|
PUB
|