Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


“Educar, Preservar e Limpar”

🕒 2025-08-06 08:00h







A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único é Parceira de Sustentabilidade da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre de 6 a 17 de agosto, num percurso total de 1.581 km (prólogo + 10 etapas), da Maia a Lisboa, com 28 contagens de montanha e 27 metas volantes.

A par da competição, a caravana será palco de ações de sensibilização em várias localidades, para promover hábitos sustentáveis e lembrar que não deitar lixo para o chão é um gesto simples com impacto direto na saúde pública e na qualidade do ambiente.

“Queremos aproveitar o alcance nacional da Volta para levar a cada comunidade a mensagem da prevenção de resíduos. Educar, preservar e limpar são os nossos pilares e fazem-se, sobretudo, com gestos do dia a dia, como descartar corretamente as beatas e outros resíduos. Está nas mãos de cada um fazer a diferença”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da ÚNICO, Pedro Nazareth.

O compromisso da ÚNICO na Volta

Enquanto parceira da sustentabilidade na Volta, a ÚNICO reforça a sua missão: sensibilizar para comportamentos responsáveis, apoiar os municípios na limpeza urbana e prevenir a deposição indevida de resíduos, com foco nos produtos de tabaco com filtro e filtros.

Ao lado da organização, a ÚNICO irá promover ações de sensibilização ao longo das etapas, com mensagens simples e úteis para quem assiste à corrida e para as comunidades locais: usar as papeleiras, guardar a beata até ao contentor adequado e manter as ruas limpas. O objetivo é mudar comportamentos durante a prova e deixar um legado positivo nas localidades por onde a caravana passa, com o mote “Não há razão para pôr o lixo no chão… e a beata também não!”.

“Tal como uma equipa ajuda o ciclista a ir mais longe, produtores, municípios, empresas e cidadãos podem pedalar juntos rumo a cidades mais limpas, com menos resíduos e soluções de menor impacto ambiental”, sublinha Pedro Nazareth.

Porquê falar de lixo e beatas na Volta a Portugal em Bicicleta?

Escala europeia do problema: quase 80% do lixo marinho encontrado nas praias europeias é composto por plásticos de uso único e redes de pesca.
Plásticos dominam o lixo marinho: com os plásticos a representarem a maioria dos itens encontrados nas praias, reforçando a urgência para a prevenção e para a sensibilização da população.

A Volta é o palco certo para esta mensagem: atinge milhões de pessoas ao longo de ruas, aldeias e cidades do país inteiro, num ambiente que mobiliza famílias e comunidades. “É sinónimo de resistência, superação e trabalho em equipa e estes são também valores que partilhamos na gestão de resíduos. Com a ÚNICO a impulsionar práticas sustentáveis, faremos desta edição um exemplo de como o desporto e o respeito pela natureza podem pedalar lado a lado”, reforça Pedro Nazareth.

Ao atravessar o país com a Volta, a ÚNICO quer amplificar uma mensagem simples e mobilizadora: “Não deite lixo para o chão. O planeta e a nossa saúde agradecem.”

Sobre a Único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único é a primeira entidade gestora criada em Portugal para operacionalizar o sistema de Responsabilidade Alargada do Produtor. A licença para a implementação do primeiro sistema, dedicado à gestão de fim de vida de produtos do tabaco com filtros e filtros vendidos separadamente, que contêm plástico, foi publicada no final de 2024. A sua missão é contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência da gestão na limpeza urbana de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho. www.plasticosusounico.pt

Foto: PODIUM Events









Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2025 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo