A Câmara Municipal do Cartaxo volta a associar-se à iniciativa Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a apoiar realização do Rastreio do Cancro de Mama no concelho do Cartaxo.
As mulheres residentes no concelho, elegíveis para o rastreio vão contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
Sobre o rastreio
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 45 e os 74 anos, com os seguintes requisitos:
Sem qualquer alteração na mama – sem sintomas;
Sem próteses mamárias;
Não realizou mastectomia;
Nunca teve cancro da mama;
Não estar grávida;
Não amamentar.
Cada mulher deverá realizar este rastreio de 2 em 2 anos.
As mulheres que preencham os requisitos, vão ser convidadas via carta postal, mas também poderão fazê-lo dirigindo-se a qualquer unidade móvel ou fazendo agendamento pelos contactos: 245 009 299 / 915 999 890 ou rcm.admin@ligacontracancro.pt
No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.
A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio.
O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, de 23 de outubro a 21 de novembro, junto aos Bombeiros Municipais.
Para mais informação
www.ligacontracancro.pt