Deputados do PS - Questionaram a Ministra da Saúde Encerramento da maternidade de Abrantes
🕒 2025-10-01 18:16h
Encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica de Torres Novas
Os Deputados, Hugo Costa e Marcos Perestrello questionaram, hoje, a Ministra da Saúde, sobre um eventual encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica de Torres Novas, considerando as recentes notícias públicas e não desmentidas sobre um plano de reorganização do Serviço Nacional de Saúde.
“Tem o Governo conhecimento da existência de um plano de reorganização dos cuidados de saúde agudos das grávidas no Serviço Nacional de Saúde que preveja o encerramento do serviço de urgência pediátrica de Torres Novas e da maternidade em Abrantes?
Em caso afirmativo, subscreve o Governo esta proposta?
Quais são os critérios técnicos e geográficos que fundamentam esta proposta, em particular em relação à densidade populacional, tempos de acesso, volume de atendimentos, qualidade dos serviços prestados, capacidade de resposta e proximidade de outras unidades hospitalares?
De que forma o plano leva em consideração as especificidades da região, de modo a garantir que a reorganização não penalize as populações locais?
Qual é o cronograma previsto para decisão e implementação destas propostas e que mecanismos de participação pública estão previstos no processo?
De salientar que a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, que integra os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, serve diretamente mais de 150 mil utentes dos distritos de Santarém e Castelo Branco. E que perante este contexto, os Deputados do Partido Socialista não podemos deixar de manifestar repúdio a opções que, em nome de um exercício de racionalização, prejudiquem diretamente as populações locais e o seu acesso aos cuidados de saúde“.
Santarém, 1 de outubro de 2025
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|