Nova ligação entre a EN114 e a A15 em Rio Maior
🕒 2025-10-04 01:10h
A Infraestruturas de Portugal concluiu ontem, dia 2 de outubro, a empreitada da EN114 – Ligação da A15 a Rio Maior. A intervenção está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da vertente Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias.
Com um investimento de 6,6 milhões de euros, a empreitada teve como objetivo a melhoria significativa das condições de acessibilidade, circulação e segurança, não apenas para o tráfego com origem e destino na zona industrial de Rio Maior, mas também, e sobretudo, para os veículos pesados e o tráfego de passagem proveniente da A15, que utiliza o eixo da EN114 como principal acesso à cidade.
A intervenção decorreu entre a interseção da EN114 com a Rua do Matadouro e a rotunda de acesso à A15, ao km 50,838, e incluiu a construção de interseções giratórias ao longo do traçado, com o objetivo de reduzir as velocidades de circulação. A faixa de rodagem foi ladeada por passeios, ciclovias e percursos mistos, promovendo uma mobilidade mais segura e inclusiva.
Foram igualmente realizados trabalhos de melhoria do pavimento e dos órgãos de drenagem existentes, assim como o reforço e/ou substituição dos equipamentos de sinalização, balizagem e segurança.
A empreitada incluiu ainda a requalificação de interseções com vias secundárias, com ações ao nível do traçado, pavimentação, drenagem e sinalização, bem como a limpeza ou substituição de coletores de passagem sob serventias.
Este investimento contribui diretamente para a melhoria das acessibilidades rodoviárias, reduzindo custos logísticos, reforçando a competitividade regional e promovendo a atratividade das zonas industriais de Rio Maior para novas empresas.
Foto: Recuperar Portugal
|
PUB
|