A 39ª edição do Internationale NZC Show, a mais exigente e prestigiada prova técnica internacional dedicada à espécie ornitológica ‘Diamante Mandarim’, voltou a distinguir o trabalho dos Mandarins Brogueira entre uma elite mundial de criadores de aves. Foram classificados oito exemplares na competição realizada em Beusichem, nos Países Baixos, alcançando resultados históricos.
Num evento que reuniu 1.809 aves, de 117 criadores oriundos de 7 países, a dupla de pai e filho naturais da Golegã subirá uma posição no ranking mundial face a 2024, ocupando agora o 11.º lugar - muito próximo do Top-10 absoluto e reforçando o estatuto da equipa como única representante de Portugal a conquistar títulos no maior evento dedicado à espécie.
O grande destaque segue para o título de Campeão do Grupo 7 - Peito Negro Cinzento macho individual, que soma também a distinção de Campeão de Cor. A equipa apurou ainda sete aves vice-campeãs: Peito Negro Cinzento macho individual, Peito Negro Cinzento par de machos e Peito Negro Cinzento equipa de fêmeas.
Os resultados agora conquistados são fruto de um trabalho persistente com as aves ao longo de mais de duas décadas, um posicionamento que continua a guiar a apresentação da dupla em momentos de avaliação por juízes de todo o mundo. O Internationale NZC Show confirma-se, mais uma vez, como palco de excelência para os Mandarins Brogueira e para a ornitologia nacional.
Sobre os Mandarins Brogueira
Constituída por José e Gaspar Brogueira, a equipa nacional Mandarins Brogueira especializa-se na Ornitologia Desportiva, domínio ao qual tem trazido contributos abrangentes, concretamente no que diz respeito às características e especificidades da espécie diamante mandarim, bem como de várias das suas mutações. Graças a um trabalho sistemático, os criadores naturais da Golegã têm levado as bandeiras do município e do país aos principais palcos mundiais da atividade. Mais sobre a equipa em
mandarinsbrogueira.pt.