Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


“Sabores ao Centro” conquistaram os visitantes da maior feira nacional

🕒 02:00h


“Sabores ao Centro” conquistaram os visitantes da maior feira nacional de vinhos e gastronomia





A gastronomia e os vinhos do Centro de Portugal estiveram em grande destaque na feira “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, que decorreu de 18 a 20 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Durante três dias, o espaço “Sabores ao Centro” foi um ponto de encontro privilegiado entre chefs, produtores e visitantes, numa celebração da autenticidade, da diversidade e da qualidade que caracterizam a região.

Promovida pela Turismo Centro de Portugal, a iniciativa reuniu as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região, que apresentaram diariamente showcookings, degustações e demonstrações de produtos locais. O público pôde, assim, descobrir o território através dos seus sabores, interpretados por alguns dos mais reconhecidos chefs e produtores do Centro de Portugal – dos vinhos do Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa e Beira Interior aos sabores tradicionais das aldeias e vilas, passando pelos doces conventuais, azeites e produtos endógenos que fazem da região Centro um destino gastronómico de eleição.

No dia 18, os showcookings foram conduzidas pelos chefs Luís Lavrador (CIM Região de Coimbra), Hélio Loureiro (CIM Região de Aveiro) e Ricardo Ramos (CIM Região Beiras e Serra da Estrela), que encheram a FIL de aromas e criatividade. No dia 19, foi a vez dos chefs Diogo Rocha (CIM Viseu Dão Lafões), Sérgio Fernandes (CIM Médio Tejo) e Maria Caldeira de Sousa (CIM Beira Baixa) darem a conhecer os sabores dos seus territórios. No último dia, o programa contou com os chefs Diogo Caetano (CIM Região de Leiria) e Patrícia Borges (CIM Oeste), além de uma sessão promovidas pelos PROVERE Queijos do Centro de Portugal e PROVERE da Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.

Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinha a importância deste evento: “Os ‘Sabores ao Centro’ são uma montra excecional daquilo que nos distingue como região: a autenticidade, o talento e a diversidade dos nossos produtos e dos nossos produtores. A participação na feira ‘Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores’, em que o Centro de Portugal foi a região convidada de honra, constituiu um momento muito importante para a divulgação deste projeto”.

“Outros momentos de grande relevância para o ‘Sabores ao Centro’ vão decorrer em breve. A recetividade dos visitantes na FIL demonstrou que este projeto é uma aposta acertada e também uma forma de reforçar o orgulho regional”, acrescenta Rui Ventura.

Na véspera do início do evento, dia 17, a Turismo Centro de Portugal, a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (responsável pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal) e o PROVERE da Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro, promoveram o jantar “PROVE os Sabores ao Centro”, no restaurante La Squadra, em Lisboa.

O jantar marcou simbolicamente o arranque da presença do Centro de Portugal no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025” e reuniu parceiros institucionais, produtores e agentes do setor, numa celebração do melhor que se faz e se produz na região.

Conduzido pelos chefs Hélio Loureiro (chef embaixador da Região de Aveiro) e Augusto Gemelli (chef residente do La Squadra), que prepararam um menu a quatro mãos inspirado nos produtos e tradições gastronómicas do Centro de Portugal, o jantar foi um convite à descoberta dos sabores autênticos que dão identidade ao território.


Um projeto de grande alcance

O programa “Sabores ao Centro” é uma das apostas estratégicas com que a Turismo Centro de Portugal se está a posicionar a nível nacional e internacional. A iniciativa combina gastronomia, vinho, cultura e turismo numa narrativa comum, celebrando o talento, os sabores e a identidade da região e valorizando o território e quem nele trabalha.

O projeto nasceu com o objetivo de posicionar a região como destino de turismo gastronómico sustentável. Para isso, está a ser criada uma rede colaborativa que envolve as oito Comunidades Intermunicipais – Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões –, juntamente com as Comissões Vitivinícolas Regionais, produtores locais, chefs, mercados e empresas turísticas, sem esquecer os visitantes.

A estratégia assenta em ações concretas, algumas já em curso e outras prestes a arrancar. Um dos destaques será a Gala “Sabores ao Centro”, cuja primeira edição acontecerá em janeiro de 2026. Este evento anual será o momento alto de celebração da gastronomia regional e do talento dos seus protagonistas, com prémios para os 10 Melhores Restaurantes do Ano, Chef Revelação, Melhor Carta de Vinhos Regionais, Melhor Projeto de Valorização de Produtos Locais e Prémio Carreira.

A valorização faz-se também no terreno. Cada Comunidade Intermunicipal identificou um chef embaixador, que representa o melhor da sua sub-região. Estes oito chefs vão ter a seu cargo showcookings da Turismo Centro de Portugal em eventos nacionais e internacionais. O primeiro foi precisamente o que terminou este fim de semana, na feira “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores”. Outras ações de ativação estão já calendarizadas, com o objetivo de colocar o Centro de Portugal no mapa dos destinos gastronómicos mais relevantes da Europa.






Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2025 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo