O organista de origem húngara, Levente Kuzma, vem até Portugal para participar no programa do Festival de Órgão de Santarém, que decorre este ano entre 14 e 30 de novembro.
O músico, nascido em Gotemburgo, na Suécia, apresenta-se em dois momentos, ambos na sexta-feira, 28 de novembro. Durante a tarde, a partir das 15h00, na Igreja de Nossa Senhora de Marvila, Levente Kuzma participa
numa MASTERCLASS - NO ÓRGÃO HISTÓRICO, dirigida a organistas e a amantes de música, numa sessão onde se vão revelar técnicas e trocar experiências musicais.
A Igreja de Nossa Senhora de Marvila recebe na mesma data, partir das 21h30, um CONCERTO MASTER - SOLO KUZMA, no qual o músico húngaro se apresenta num espetáculo de música de órgão histórico.
O programa inclui interpretações de diferentes compositores, como Gary A. Cornell, Johann Christian Kittel, Giuseppe Torelli ou Johann Sebastian Bach.
Levente Kuzma teve as primeiras lições de música quando era ainda uma criança com o próprio piano, também músico e tocador de órgão. Tem atuado em alguns dos mais conhecidos palcos mundiais, em países como Reino Unido, Itália, Rússia, Polónia, Eslováquia, Suíça, Estados Unidos da América, Japão, França, Espanha ou Alemanha.
O músico é também professor de órgão e diretor de festivais de música antiga, tendo ainda participado em várias gravações e atuações ao vivo em várias estações de rádio.
A realização da 7.ª edição do Festival de Órgão de Santarém – FÓS é promovida pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo como protagonistas seis órgãos históricos existentes em templos religiosos da cidade, mas não se resume a este instrumento.
O evento inclui ainda um conjunto de experiências artísticas onde se cruzam o órgão com o saxofone, acordeão, canto coral, dança, poesia e outras formas de expressão cultural.