|
CINEMA no Teatro Sá da Bandeira em janeiro de 2026
🕒 04:40h
Santarém recebe atriz que inspirou documentário `Estava Escuro na Barriga do Lobo´
O Teatro Sá da Bandeira recebe na noite de quarta-feira, 21 de janeiro, a partir das 21h30, a visita da atriz Sara Carinhas, artista que inspirou e protagoniza o documentário `Estava Escuro na Barriga do Lobo´, realizado por Joana Botelho.
O filme foi concebido a partir de uma criação teatral de Sara Carinhas, que protagoniza um documentário onde se acompanha o seu percurso com todas as suas dúvidas e inquietações ao longo do processo que antecedeu a estreia da peça a `Última Memória´, apresentada no palco do Teatro São Luiz, em Lisboa, em março de 2023.
Durante 60 minutos, o documentário de Joana Botelho, lançado em 2025, rejeita ser um “making of“ da peça de teatro, e propõe antes uma incursão pelo trabalho da encenadora e atriz, revelando como foi a construção do espetáculo antes da estreia ao público.
Na sessão especial que Santarém vai poder assistir, a realizadora e a encenadora “jogam ao encontro entre a tela e o corpo ao vivo da atriz, numa dramaturgia que faz co-habitar o filme com curtas cenas do espectáculo, que o público comum do filme não vê”, segundo indica a sinopse que acompanha a sessão.
Justa, um filme de Teresa Villaverde
Na noite de 28 de janeiro, pelas 21h30, o Teatro Sá da Bandeira recebe o drama realizado por Teresa Vilaverde, ‘Justa’, uma coprodução entre Portugal e França apresentada durante 2025.
O enredo situa-se em Portugal, em 2017, quando grandes incêndios destruíram floresta, mataram crianças e adultos, tanto nas suas aldeias como encurralados numa estrada rodeada por chamas intensas. Neste trágico ano, “a comunicação não funcionou, e as aldeias não tinham abrigos, como ficou provado. A ação do filme acontece, no entanto, mais tarde, seguindo um pequeno núcleo de pessoas que perderam familiares mais próximos, e que agora estão no processo de aprender a viver depois de tudo o que viram desaparecer.
O filme teve a sua estreia mundial em outubro, no Festival do Rio de Janeiro, onde foi prestada homenagem à atriz Betty Faria que interpreta um dos papéis principais.
‘Justa’ é uma ficção que parte da catástrofe dos incêndios de 2017, e que lembra como tantas experiências na vida não são partilháveis, nem entendíveis por quem não passou por elas.
CINEMA no Teatro Sá da Bandeira em fevereiro de 2026
‘Devorar a Noite´, um filme onde se exploram os limites da realidade virtual
Na noite de quarta-feira, 4 de fevereiro, pelas 21h30, é exibido no Teatro Sá da Bandeira o filme `Devorar a Noite´, realizado por Jonathan Vinel e Caroline Poggi. Trata-se de um thriller dramático vindo de França, lançado em 2024, onde através da história intensa de dois irmãos ligados por um videojogo de realidade virtual se exploram os limites entre identidade, fantasia digital e violência urbana.
O filme acompanha Apolline, jovem que vive imersa no videojogo de realidade virtual Darknoon, onde cria a sua própria existência, em contraste com o Havre, a cidade onde vive, e o seu irmão Pablo, cuja vida muda por completo quando se envolve com Night, um traficante em conflito com um gangue rival. Um dia, no jogo, recebe um aviso: em breve, dentro de dois meses, no Natal, o servidor do jogo vai-se desligar para sempre. À medida que o desligar iminente do jogo ameaça o mundo de Apolline, o filme coloca em choque a realidade e o universo digital, num retrato intenso de desejo, fuga e obsessão.
Comédia britânica `Sister Midnight´ apresenta um mundo de fantasia
A comédia britânica `Sister Midnight´, de Karan Kandhari, chega ao Teatro Sá da Bandeira na quarta-feira, 11 de fevereiro, a partir das 21h30.
O enredo da fita mostra um casamento arranjado e um casal excêntrico enfiado numa pequena cabana com paredes de papel, em Mumbai, na Índia. Desajeitados e sozinhos, com uma total falta de dotes domésticos, enfrentam ainda vizinhos bisbilhoteiros, até que o mundo noturno de Bombaim e os seus habitantes levam a confrontar os seus próprios comportamentos estranhos.
Muita excentricidade que vão definir o tom desta comédia fantástica onde se mistura humor, com fantasia e reflexões sobre relações humanas.
`No Romper da Luz´, um filme que explora relação entre amor a e a dor
O Teatro Sá da Bandeira exibe na quarta-feira, 18 de fevereiro, às 21h30, o drama `No Romper da Luz´, uma intensa história de amor, luto e segredos, realizada pelo cineasta islandês Rúnar Rúnarsson.
O enredo mostra a estória de Una, uma mulher que vive uma relação secreta com Diddi, um homem que, apesar de comprometido com Klara, também nutre sentimentos por ela. Quando ele decide terminar o namoro, sofre um acidente fatal, deixando Una confrontada com uma dor profunda e privada. Enquanto Klara e os amigos partilham o luto de forma aberta, Una vê-se obrigada a enfrentar sozinha e em segredo a perda daquele grande amor.
O filme segue uma narrativa l que explora o impacto do amor e da perda, revelando a complexidade das emoções humanas e das relações secretas.
‘Verdades Difíceis’, um filme de Mike Leigh sobre relações familiares
O mais recente drama do realizador inglês, Mike Leigh, `Verdades Difíceis“, chega ao grande ecrã do Teatro Sá da Bandeira na noite de quarta-feira, 25 de fevereiro, pelas 21h30.
`Verdades Difíceis“, de 2024, é uma coprodução entre Espanha e Reino Unido, que
mostra a luta constante de Pansy, uma figura atormentada por dores físicas e emocionais, e a sua relação com o mundo. Esta manifesta-se através da raiva e do confronto: discute com a família, com o médico, com a rapariga da caixa do supermercado. A única pessoa que a compreende é Chantelle, a sua irmã mais nova, mãe solteira e com uma vida mais descontraída, acolhida pelo calor das filhas e das clientes do seu salão.
O filme explora os limites da empatia e da paciência, revelando as profundezas dos laços familiares, do dever, e de um dos maiores mistérios da condição humana: o facto de, mesmo após vidas marcadas pela dor e pela adversidade, mesmo em circunstâncias de sofrimento, é possível continuar a amar e a cuidar daqueles a quem chamamos família.
CINEMA no Teatro Sá da Bandeira em março de 2026
Sessão de aquecimento do Festival de Cinema de Santarém
Na noite de 11 de março, pelas 21h30, o Teatro Sá da Bandeira recebe a primeira sessão de antevisão do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), que vai decorrer no próximo mês de maio.
Nesta sessão de Warm-up do FICS 2026, será exibido o Documentário ‘As Estações’ que viaja pelo Alentejo profundo.
Documentário apresentado durante 2025, ‘As Estações’ foi realizado por Maureen Fazendeiro. Ao longo de 82 minutos junta depoimentos de trabalhadores rurais e notas de campo recolhidas por um casal de arqueólogos, imagens de arquivos amadores e desenhos científicos, lendas, poemas e canções.
Segundo a sinopse que acompanha o documentário, ‘As Estações’ “é uma viagem pela história real e inventada de uma região de Portugal, o Alentejo, e dos povos que ali viveram”, tratando-se de “um filme arqueológico que escava a paisagem, as vozes e os gestos do povo alentejano para revelar os vestígios de uma história comum de guerras e revoluções, medo e resistência, permanência e metamorfose”.
Documentário ‘Sete Invernos em Teerão’ mostra repressão no Irão
A 18 de março, quarta-feira, o Teatro Sá da Bandeira recebe o documentário ‘Sete Invernos em Teerão’, a partir das 21h30. Realizado pela cineasta alemã, Steffi Niederzoll, em 2023, recua alguns anos, até 7 de julho de 2007, acompanhando Reyhaneh Jabbari, uma jovem de 19 anos, durante uma reunião de negócios com um novo cliente. Para ela, este é apenas mais um dia comum, porém a sua vida mudará para sempre quando o novo cliente a tenta violar. Ela esfaqueia-o em legítima defesa e foge do local. Mais tarde, no mesmo dia, é presa e imediatamente acusada de assassinato. Apesar de muitas evidências apontarem para legítima defesa, em tribunal, Reyhaneh não tem qualquer hipótese de defesa. O seu agressor era um homem influente e poderoso e mesmo após a sua morte, continua a ser protegido por uma sociedade patriarcal e Reyhaneh é condenada à morte.
Graças a vídeos pessoais, secretamente
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|