Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


Escola Superior de Saúde recebe 1.º Congresso de Urgência e Emergência médica

🕒 2026-01-23 19:51h







O Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém- ESSS, acolhe, até amanhã, dia 24 de janeiro, o 1º Congresso de Urgência e Emergência, promovido pela Associação Scalabitana de Emergência, em parceria com a Unidade Local de Saúde da Lezíria - ULS Lezíria, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação - VMER de Santarém e a ESSS, que reúne profissionais e entidades, da área da urgência e emergência médica e que conta com a participação de cerca de 150 inscritos. Pedro Gouveia, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, participou na sessão de abertura, e referiu que “É com enorme satisfação que o Município de Santarém se associa a este momento marcante — a abertura do 1.º Congresso de Urgência e Emergência – SCALABIS, uma iniciativa que traduz o espírito de cooperação, de partilha de conhecimento e de valorização do serviço público que tanto dignifica a nossa Cidade”.

O Vereador do Município de Santarém, acompanhado por Hélia Dias, Diretora da ESSS, Pedro Marques, Administrados da ULS Lezíria, Fátima Lopes, enfermeira diretora da ULS Lezíria e Alexandra Azinhaga, Enfermeira e Presidente da Associação Scalabitana de Emergência relembrou que “Santarém tem uma sólida história de compromisso com a saúde, a educação e a inovação. Ver nascer uma associação como a Scalabitana criada com espírito altruísta e sem fins lucrativos, é motivo de orgulho para todos nós. Em tão pouco tempo, esta associação conseguiu reunir instituições de excelência — a ULS Lezíria, a VMER de Santarém e a Escola Superior de Saúde — em torno de um propósito nobre: elevar a Urgência e a Emergência Médica a um novo patamar de qualidade, humanismo e inovação”.

No âmbito desta temática, Pedro Gouveia sublinhou ainda que “O tema deste congresso — “Do Extra ao Intra-Hospitalar: Humanização, Inovação e Desafios” — é particularmente inspirador”, tendo em conta que nos lembra que “por trás de cada emergência, há sempre pessoas — profissionais que dedicam a sua vida a salvar outras, e cidadãos que confiam inteiramente na sua coragem, competência e dedicação”.

Pedro Gouveia referiu também que “A Câmara Municipal de Santarém não pode deixar de reconhecer e valorizar o
papel fundamental destes profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de emergência, bombeiros e todos os agentes que, diariamente, garantem que a ajuda chega a tempo, mesmo nas situações mais adversas.

O vosso trabalho é, na verdade, uma expressão maior do serviço público — um verdadeiro exemplo de cidadania em ação”.

Tendo como lema “Do Extra ao Intra-Hospitalar: Humanização, Inovação e Desafios“, o congresso “pretende afirmar-se como um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas“, de forma a “afirmar Santarém como polo de reflexão e formação no domínio da emergência médica, numa abordagem que cruza a prática pré-hospitalar com os desafios do atendimento hospitalar, sempre com foco na humanização dos cuidados”.






Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2026 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo