Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


ULS Médio Tejo lança Unidades Móveis de Proximidade

🕒 07:00h


ULS Médio Tejo lança Unidades Móveis de Proximidade para reforçar cuidados de saúde





A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) vai colocar em circulação, a partir de fevereiro, duas unidades móveis de saúde, que irão percorrer as estradas do Médio Tejo para levar cuidados de enfermagem, tratamentos e telemedicina às populações de sete concelhos: Abrantes, Alcanena, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei.

Esta nova resposta de cuidados de saúde de proximidade dirige-se às populações que vivem em zonas mais afastadas, com menor densidade populacional e maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde, levando os cuidados até junto das pessoas, nas localidades onde vivem.

As unidades móveis da ULS Médio Tejo são carrinhas adaptadas para levar cuidados de saúde primários até junto das pessoas. Financiadas no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, estas carrinhas dispõem de espaço para atendimento clínico e para a realização de tratamentos, estando equipadas com o material necessário para a prestação de cuidados de enfermagem.

Numa fase inicial, as unidades móveis terão uma programação regular por concelho, definida em articulação com os Cuidados de Saúde Primários. A unidade móvel que serve os concelhos de Vila de Rei e Sardoal circulará sobretudo às segundas e sextas-feiras, enquanto o concelho de Mação será abrangido às quartas-feiras. Em Abrantes, as deslocações estão previstas para as quintas-feiras.

A segunda unidade móvel irá percorrer o concelho de Alcanena às terças-feiras. Os concelhos de Tomar e Torres Novas serão abrangidos em dias ajustados às necessidades locais, incluindo atendimento com recurso a telemedicina. A calendarização detalhada será divulgada localmente, em articulação com os municípios e as unidades de saúde.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, afirma: “Estas carrinhas de saúde vão percorrer o Médio Tejo para cuidar das pessoas onde vivem. É um momento marcante, que aproxima a saúde das comunidades.”

O responsável sublinha: “Sabemos que estas unidades não substituem o médico de família, mas são uma resposta importante para reforçar a proximidade dos cuidados. Trata-se de uma estratégia definida há dois anos e que agora ganha forma com a chegada das viaturas.”: O Presidente da ULS Médio Tejo garante: “Vamos continuar a trabalhar para garantir que os cuidados de saúde chegam a todos, com proximidade, atenção e cuidado, independentemente do local onde vivem.”





Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2026 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo