Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


Exército reforça apoio às populações de Santarém

🕒 19:36h







O Exército Português informa que, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com as Forças Armadas Portuguesas e demais entidades competentes, manteve e reforçou o seu empenhamento no terreno em 01 de fevereiro de 2026 no distrito de Santarém, abrangendo 3 municípios, com ações orientadas para o restabelecimento da mobilidade, reposição de serviços essenciais e reforço da segurança.

No quadro do dispositivo global de 01 de fevereiro, o Exército manteve 375 militares empenhados no terreno e 281 militares em prontidão, perfazendo 656 militares (empenhados + prontidão), em apoio às populações e às autoridades civis.

Dispositivo no distrito e missão dos meios em Tomar:

- Grupo de Comando e Ligação: assegurar ligação permanente ao município e ao sistema de proteção civil, consolidando o ponto de situação, priorizando necessidades e coordenando o emprego dos meios.

- Módulo de Energia e Iluminação: garantir energia temporária e iluminação de apoio a lar.

- 3 Equipas de limpeza e desobstrução (com 6 motosserras): remover árvores e detritos, reabrindo acessos e reduzindo riscos imediatos.

- Patrulha de vigilância e dissuasão: reforçar presença no terreno, dissuadir comportamentos oportunistas e sinalizar situações de risco às autoridades.

Ferreira do Zêzere:

- Grupo de Comando e Ligação: articular pedidos locais e garantir coordenação de tarefas e segurança das intervenções.

- 2 Destacamentos de Engenharia: executar remoção de obstáculos e trabalhos de apoio à reabilitação de vias e acessos prioritários.

- 6 Equipas de limpeza e desobstrução (com 12 motosserras): libertar itinerários e áreas críticas, garantindo transitabilidade.

Ourém:

- 2 Pelotões (Comandos e Paraquedistas): realizar ações de apoio no terreno em coordenação com o município, focadas em restabelecer condições de circulação e segurança.

- Rádios satélite: assegurar comunicações redundantes para comando e coordenação, especialmente em zonas com falhas de rede.

O Exército manterá a monitorização e capacidade de reforço/ajuste do dispositivo, em função da evolução da situação e das prioridades definidas pelas autoridades competentes.






Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2026 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo