Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


Salvaterra de Magos - Aviso à População às 20h35

🕒 2026-02-05 23:01h







Situação de Cheias
EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO

A Proteção Civil Municipal alerta para o alagamento de locais no concelho, como o Largo dos Avieiros no Escaroupim, Porto de Sabugueiro, zona ribeirinha de Muge, Cais da Vala e Rossio de Salvaterra de Magos.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Salvaterra de Magos reuniu, a partir do Posto de Comando Municipal, para avaliação da situação, face à evolução dos caudais e às cheias e inundações já verificadas e expetáveis, tendo sido reforçadas as medidas de prevenção, resposta e apoio às populações.
Todas as estruturas e Agentes de Proteção Civil encontram-se no terreno, em permanente articulação, adotando todas as medidas necessárias para a salvaguarda e proteção de pessoas, bens e infraestruturas.

As zonas mais afetadas e sob especial vigilância são:
- Escaroupim
- Porto Sabugueiro
- Zona ribeirinha de Muge
- Zona ribeirinha de Salvaterra de Magos

A Águas do Ribatejo informa que os elevados níveis de precipitação registados nos últimos dias estão a provocar constrangimentos significativos no funcionamento dos sistemas de drenagem de águas residuais., que poderá impedir o escoamento normal das águas residuais dos aglomerados populacionais. Esta combinação de fatores coloca sob pressão diversas Estações de Bombagem de Águas Residuais e Estações de Tratamento, que enfrentam risco de inundação. Caso se verifiquem inundações nas zonas envolventes a habitações, a Águas do Ribatejo recomenda à população que minimize a utilização dos sistemas de esgotos domésticos, especialmente das instalações sanitárias, até que as condições de inundação nos arruamentos fiquem normalizadas. Esta medida temporária reduz o risco de transbordos nas vias públicas, em habitações térreas e em garagens subterrâneas.
A Unidade de Saúde Familiar “Rainha do Tejo” (Salvaterra de Magos/ Foros de Salvaterra) e a Unidade de Saúde Familiar “Falcão Real” (Marinhais/ Glória do Ribatejo) estarão amanhã, 6 de fevereiro, em funcionamento no horário habitual.

MEDIDAS EM CURSO

- Os Serviços Municipais de Ação Social e Psicólogos, juntamente com Bombeiros, GNR e Presidentes de Juntas de Freguesia, estão no terreno a desenvolver ações de apoio e acompanhamento junto das populações, com monitorização contínua da evolução da situação.
- Neste momento foram retiradas pessoas das zonas mais vulneráveis, nomeadamente Escaroupim e Porto de

Sabugueiro, alojadas em casas de familiares e na zona de acolhimento temporário no Pavilhão Inatel de Salvaterra de Magos.

- Estão disponíveis para acolhimento temporário de pessoas os seguintes locais:
- Pavilhão INATEL de Salvaterra de Magos
- Pavilhão de Glória do Ribatejo
- Pavilhão Desportivo de Salvaterra de Magos
- O encerramento da atividade letiva e respostas sociais vai manter-se sexta-feira, 6 de fevereiro. Estará em funcionamento uma sala de acolhimento no Centro Escolar de Marinhais e uma sala no Centro Escolar de Salvaterra de Magos, destinada aos filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais ligados à Proteção Civil, assim como uma sala de creche no Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos e uma sala na creche “Mãe Galinha“ do Centro de Bem Estar Social de Marinhais. As atividades letivas serão retomadas quando estiverem reunidas as condições.

- Encerramento de espaços municipais: Museus, Piscinas e Pavilhões Desportivos e suspensão das atividades programadas para esses espaços.

APELO À POPULAÇÃO:

- Mantenham a calma e tranquilidade;
- Sigam rigorosamente todas as indicações das autoridades e dos serviços de emergência;
- Evitem deslocações desnecessárias, sobretudo para zonas ribeirinhas e áreas inundáveis;
- Adotem comportamentos de autoproteção, salvaguardando pessoas, bens e animais;
- Colaborem com as equipas no terreno, facilitando a sua atuação.

O Posto de Comando Municipal, instalado nos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, comanda e coordena em permanência as ocorrências e o evoluir da situação.

CONTACTOS:

Em caso de necessidade ou para pedidos de apoio, devem ser utilizados os seguintes contactos:
Central de Bombeiros e Proteção Civil
263 504 463
926 910 333





Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2026 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo