Pedro Braz, Vasco Faustino, Rodrigo Simões e Filipa Canavilhas (na foto da esq. para a dtr), os quatro elementos que compõem a banda, vão interpretar a canção “Memórias da Vindima”, que retrata uma época que atravessou gerações, carregada de histórias e de alegria, em que a vindima era sinónimo de festa e as vozes e os risos ecoavam entre os vãos da vinha e se misturavam com o aroma doce das uvas maduras.
Recorde-se que na 1ª edição do Festival, que decorreu em Pinhel, o Município da Chamusca esteve representado pelo fadista chamusquense Rui Tanoeiro, que arrecadou o primeiro prémio do concurso com a canção “Morena da Minha Aldeia” e ainda o prémio de Melhor Música. Na 2ª edição, que decorreu o ano passado em Lagoa, foi a fadista chamusquense Marisa Ferreira, que representou o Município da Chamusca e chegou à final com a canção “Dança Menina”.
O Festival Nacional da Canção Rural é uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), conta com a participação dos 13 municípios associados (Arcos de Valdevez, Beja, Borba, Cantanhede, Cartaxo, Chamusca, Lagoa, Palmela, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vidigueira) e foi criado com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.
A final da terceira edição do concurso realiza-se no dia 06 de julho, em Santarém, um dos quatro municípios que integram a “Cidade do Vinho 2024”.