Alenquer candidata Pintar e Cantar dos Reis
🕒 2025-04-30 12:45h
Alenquer candidata Pintar e Cantar dos Reis a Património Cultural Imaterial da UNESCO
O Pintar e Cantar dos Reis é Património Imaterial Nacional desde julho de 2021 e candidata-se agora a ser Património Cultural Imaterial da UNESCO. O Município de Alenquer entregou, em março, o dossiê que formaliza a candidatura junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura com o objetivo de salvaguardar uma tradição ancestral e com cunho plenamente vincado neste território.
A candidatura foi trabalhada ao longo de três anos pelo Município de Alenquer e contou com a colaboração da Quaternaire Portugal e da Bon Design. Cláudia Luís, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Alenquer, fala numa “oportunidade única para reconhecer, valorizar, salvaguardar e promover uma tradição cultural rica e significativa“.
“Queremos garantir a sua continuidade para as futuras gerações e trazer benefícios culturais, sociais e económicos para Alenquer e para Portugal. É um investimento na identidade cultural e na memória coletiva.“
“O Pintar e Cantar dos Reis promove a coesão social, o convívio intergeracional e o sentimento de pertença à comunidade. O reconhecimento pode fortalecer ainda mais estes laços. A valorização desta tradição do património cultural imaterial e para a diversidade cultural“, sustentou ainda Cláudia Luís.
Até 2027, o Governo português irá escolher a candidatura lusa que irá submeter a nível internacional, depois da Comissão Nacional da UNESCO avaliar todo o processo durante um ano.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|