Decorre até final de agosto, o período de candidaturas para a 10ª edição do Prémio “Alves Redol“, iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que presta homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da literatura portuguesa do século XX, natural do Concelho.
O Prémio, de âmbito nacional, tem como objetivo valorizar a criação literária em língua portuguesa e incentivar novos talentos na área da escrita, promovendo, em simultâneo, o gosto pela leitura e a afirmação da literatura enquanto expressão cultural e cívica.
O concurso do Prémio “Alves Redol“ contempla as modalidades de Conto e Romance, sendo o tema livre em ambas. Os trabalhos apresentados devem ser inéditos e redigidos em português. Cada participante pode submeter apenas uma obra por modalidade, sob pseudónimo.
Os vencedores serão anunciados e premiados numa cerimónia pública a realizar-se no Dia Mundial do Livro e do Autor, a 23 de abril de 2026, pelas 18h30, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.
O prémio a atribuir é de 2.500 euros para a modalidade de Conto e de 7.500 euros para a de Romance. Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas, sem prémio monetário, se o júri assim o deliberar.
As candidaturas são gratuitas e devem ser entregues presencialmente ou por correio, seguindo os requisitos estabelecidos no regulamento, artigo 5.º “Inscrições“, disponível aqui:
www.cm-vfxira.pt