|
Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe exposição “As Novas Mulheres do Meu País“, de Inês Valador
🕒 2025-11-19 17:02h
A Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe até ao próximo dia 30 de novembro a exposição “As Novas Mulheres do Meu País“, da autoria de Inês Valador, natural da freguesia da Carregueira, no concelho da Chamusca.
Inspirada no legado de Maria Lamas e na sua icónica obra “As Mulheres do Meu País“, a exposição propõe um novo olhar sobre a condição feminina, dando rosto, voz e espaço à experiência de mulheres migrantes que hoje vivem no concelho de Almeirim.
Com um olhar sociológico e profundamente humano, Inês Valador traça o retrato de 15 mulheres de diferentes nacionalidades e que partilharam as suas histórias e vivências - testemunhos marcados pela coragem, pela esperança e pela resiliência.
“As Novas Mulheres do Meu País“ é um retrato íntimo e conjunto de mulheres que cruzaram fronteiras geográficas, culturais e emocionais, trazendo consigo memórias, lutas e sonhos. No país de acolhimento, enfrentam não só os desafios próprios da imigração, mas também as desigualdades de género que persistem.
A exposição pode ser visitada na Biblioteca Municipal da Chamusca, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, com entrada livre.
Sobre a autora:
Inês Valador nasceu em 1996 e viveu grande parte da sua vida no concelho da Chamusca. É licenciada em Animação Turística e mestre em Estudos sobre as Mulheres – As Mulheres na Sociedade e na Cultura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Destaca-se pelo seu trabalho na promoção da igualdade de género, da cidadania ativa e da inclusão social, em colaboração com o GRAAL, movimento internacional com o qual participa em diversas iniciativas nacionais e internacionais.
Em 2023 e 2024, representou o GRAAL na Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas, em Nova Iorque. Atualmente, integra a equipa do CLAIM de Almeirim, na Associação ProAbraçar, onde trabalha na integração de pessoas migrantes e na promoção da inclusão social.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|