Início Podcasts Entrevistas Contactos 🎧 OUVIR EMISSÃO

🕒ULTIMAS | 📌DESTAQUES | 📁ARQUIVO | 🔎PESQUISAR | 📸FOTO GALERIA


Mais autonomia para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 na ULS Lezíria

🕒 2025-11-14 20:56h







No Dia Mundial da Diabetes, assinalado esta sexta-feira, 14 de novembro, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) destaca o trabalho do Centro de Tratamento de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (CT-PSCI) Pediátrico, reconhecido pela Direção-Geral da Saúde em janeiro de 2023, que já implementou 26 bombas de insulina em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.

O centro combina tecnologia avançada com acompanhamento humanizado. A equipa multidisciplinar — composta por pediatras, enfermeiras especialistas, nutricionista e psicóloga — acompanha diariamente as famílias, garantindo apoio clínico, educativo e emocional.

Segundo Filipa Vilarinho, pediatra e coordenadora do CT-PSCI, “o objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, assegurando crescimento saudável, estabilidade emocional e prevenção de complicações“.

As bombas de insulina simulam a função natural do pâncreas, administrando insulina de forma automática e precisa. Os benefícios incluem melhor controlo glicémico, menos variações bruscas de glicose, maior estabilidade no dia a dia e eliminação de múltiplas injeções diárias.

O impacto é evidente nos testemunhos das famílias:

“A bomba de insulina trouxe o sorriso ao rosto da minha filha.”
“As noites tornaram-se muito mais tranquilas e seguras.”
“A estabilidade mudou completamente a nossa rotina.”

Ao assinalar o Dia Mundial da Diabetes, a ULS Lezíria reforça o compromisso de expandir esta resposta especializada, garantindo que cada criança com diabetes tipo 1 cresça com mais autonomia, confiança e qualidade de vida.





Partilhar este conteúdo:



PUB





Outras notícias




Pesquisar mais notícias


PUB



Contactar





  



© 2025 Tejo FM 102.9 | NIF: 502100249
Estatuto Editorial | Politica de Privacidade | Transparência
powered by Tecpromo