|
Remoção de açude no rio Alviela
🕒 2025-12-03 12:45h
O rio Alviela foi palco de mais uma intervenção de reabilitação fluvial com a remoção de um açude no troço do Sourinho.
A ação foi levada a cabo, no dia 29 de novembro, pelo GEOTA – Rios Livres e contou com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Câmara Municipal de Alcanena e das juntas de freguesia, tendo sido desenvolvida em estreita colaboração com os proprietários confinantes.
Seguir-se-ão ações de estabilização e reabilitação de cerca de 300 metros das margens, melhorando a conetividade fluvial.
A monitorização da intervenção em termos de sedimentos e qualidade ecológica será assegurada por uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico.
A intervenção foi financiada pelo Programa Open Rivers – Fundação Calouste Gulbenkian, Dam Removal Europe e DIMFE.
A APA vai continuar a apoiar e a promover ações de reabilitação fluvial, que garantam benefícios ecológicos, com a recuperação do sistema natural, aumentando a biodiversidade e o fluxo de peixes migradores e sedimentos, garantindo igualmente benefícios sociais e económicos, com a criação de espaços de recreio e lazer.
Recorde-se que em abril de 2023, na sequência da iniciativa pioneira de remoção de um açude no rio Alviela, o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, o prémio DAM Removal Europe 2023.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|