|
Secretário de Estado garantiu regresso a Coruche em 2026
🕒 11:28h
A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) manifesta profunda desilusão perante o anúncio do Governo de que o Destacamento Territorial da GNR, instalado em Samora Correia, irá regressar a Coruche em 2026. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Coruche que diz ter a garantia do Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia.
O destacamento inclui os postos territoriais de Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos, Marinhais e Coruche e as valências do Núcleo de Investigação Criminal, SEPNA, Escola Segura e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
“A manutenção do Destacamento Territorial em Samora Correia justifica-se porque a freguesia é a porta de entrada da criminalidade na área do destacamento”, argumenta a ASASC.
A Freguesia de Samora Correia-que integra a cidade, as localidades de Porto Alto e Arados e a Urbanização Arneiro dos Corvos, com um total de 18.000 habitantes e uma área de 322km2-acolhe mais de um milhar de migrantes provenientes de várias latitudes, com diversas culturas, etnias e religiões que exigem um esforço acrescido de integração.
Samora Correia tem indicadores de criminalidade, insegurança e sinistralidade rodoviária “superiores às áreas dos restantes postos”, defende a ASASC.
A instalação provisória do destacamento em Samora Correia aumentou a perceção de segurança na comunidade. A presença diária de dezenas de militares da GNR, das várias valências reforçou a proximidade com os cidadãos.
Recordamos que em Novembro de 2023, a ASASC recomendou ao Governo e à Câmara Municipal de Benavente a aquisição de imóvel privado no rés-do-chão da Torre do Arneiro dos Corvos, em Samora Correia, para adaptação e futura instalação do Posto Territorial. As atuais instalações na Urbanização das Lezírias ficariam alocadas em exclusivo ao destacamento após obras de requalificação.
Durante a campanha eleitoral a atual Presidente da Câmara, Sónia Ferreira (AD) garantiu que iria promover diligências junto do Governo, com que mantém proximidade, para a permanência em definitivo do destacamento que congrega várias valências da GNR.
Sónia Ferreira, defendeu também a construção de um novo posto da GNR em Benavente, obra que deverá avançar nesta legislatura.
A ASASC recorda que a reivindicação da permanência do destacamento não é um bairrismo e resulta da escuta ativa da vontade de dirigentes associativos, cidadãos, empresários, comerciantes, professores, profissionais de saúde e investidores.
A ASASC apela também ao reforço imediato dos meios humanos e logísticos da GNR em Samora Correia por parte do MAI.
A associação defende a recuperação da figura do Observatório Local da Segurança, entidade da sociedade civil que promove a segurança preventiva em colaboração com a GNR e o Ministério Público.
A ASASC sugere a instalação de câmaras de vigilância em locais públicos devidamente sinalizadas e cumprindo a legislação em vigor.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|