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Airbnb, PSP e Centro Nacional de Cibersegurança partilham 6 conselhos
🕒 08:00h
Airbnb, PSP e Centro Nacional de Cibersegurança partilham 6 conselhos para evitar burlas este Natal
As férias de Natal estão mesmo à porta e muitas pessoas já estão a reservar as suas viagens festivas. Quer estejam a planear uma escapadinha rural ou a querer desfrutar da atmosfera natalícia noutro destino, é importante manter-se alerta ao reservar online.
Para ajudar a manter os viajantes seguros no ciberespaço, a Airbnb uniu-se à Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para partilhar conselhos, apelando, ao mesmo tempo, a uma maior vigilância e à utilização de plataformas seguras e de confiança:
1 - Não clique em links inesperados – Links e anexos fraudulentos em e-mails ou mensagens de texto podem redirecionar para sites que imitam páginas legítimas, mas que são desenhados para obter dados pessoais, como palavras-passe ou números de cartão de crédito. Utilize sempre plataformas reconhecidas, como a aplicação da Airbnb.
2 - Denuncie sempre qualquer suspeita de burla – Se suspeitar que foi alvo de uma burla ou de um contacto fraudulento, deve reportá-lo às autoridades. O site do Centro Nacional de Cibersegurança também disponibiliza um formulário para reporte de incidentes.
3 - Desconfie de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados – Se uma oferta parecer demasiado boa para ser verdade, sobretudo se divulgada nas redes sociais, ou se estiver a ser pressionado a decidir rapidamente, poderá tratar-se de uma burla. O melhor é terminar de imediato qualquer contacto.
4 - Nunca pague férias ou alojamentos por transferência bancária direta – Opte por plataformas seguras que protegem os seus hóspedes e centralizam todas as comunicações e pagamentos. Se alguém pedir para sair da plataforma para comunicar, reservar ou pagar, deve recusar e reportar a situação à plataforma em questão.
5 - Utilize apenas plataformas de confiança para reservar, pagar e comunicar – As reservas devem ser sempre feitas e pagas através de plataformas fiáveis, como a Airbnb, que oferecem processos seguros e políticas de reembolso. Na Airbnb, todas as reservas incluem a cobertura AirCover, o que significa que, se surgir um problema grave que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajudará a encontrar uma alternativa ou reembolsará o valor pago.
6 - Use palavras-passe diferentes para cada conta e ative a autenticação de dois ou múltiplos fatores – Se usar as mesmas credenciais em diferentes contas, aumenta o risco de acesso indevido por parte de terceiros. A Airbnb é uma das plataformas com autenticação multifator, permitindo aos utilizadores verificar a sua identidade de várias formas, aumentando a segurança e reduzindo o risco de intrusões.
Com efeito, à medida que nos aproximamos da época das festas, os viajantes devem ter ainda mais cuidado ao fazerem as suas reservas. Caso suspeitem que estão a ser alvo de uma burla, devem comunicar imediatamente o incidente em qualquer esquadra de polícia. Para ajudar na investigação, é recomendável que forneçam informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentem enganar cidadãos portugueses.
A Airbnb disponibiliza vários recursos para ajudar os hóspedes a evitar fraudes online, como fornecer informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma, ou de reconhecer e evitar potenciais fraudes. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar com quaisquer questões e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e na rede social X em @AirbnbHelp.
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