|
ULS Lezíria reforça Plano de Contingência de Inverno com uso obrigatório de máscara
🕒 17:47h
No âmbito do Plano de Contingência – Módulo de Inverno, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) reforçou, a partir de ontem, 15 de dezembro, as medidas de prevenção da transmissão de infeções respiratórias.
Deste modo, passa a ser obrigatório o uso de máscara por utentes, acompanhantes e profissionais em todos os espaços de prestação de cuidados de saúde da ULS Lezíria, incluindo o Hospital e as unidades de Cuidados de Saúde Primários.
Esta medida visa reduzir a transmissão de vírus respiratórios e reforçar a proteção dos doentes, dos profissionais de saúde e da comunidade em geral. Para além do uso de máscara, a ULS Lezíria relembra a importância do cumprimento das regras de etiqueta respiratória, nomeadamente:
Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço de papel ou com o antebraço;
Colocar o lenço usado no lixo;
Realizar a higiene frequente das mãos;
Evitar tocar no rosto com as mãos.
A ULS Lezíria solicita a colaboração de todos, recomendando que tragam consigo máscara sempre que se desloquem às unidades de saúde da ULS Lezíria. O cumprimento destas medidas simples é essencial para promover a saúde coletiva e minimizar o risco de transmissão no interior das instituições.
Recomenda-se ainda à população que, antes de recorrer aos serviços de urgência, contacte o SNS 24 – 808 24 24 24, privilegiando sempre que possível os cuidados de saúde primários, incluindo o Serviço de Atendimento Complementar e os Centros de Saúde.
A ULS Lezíria agradece a compreensão, o sentido de responsabilidade e o empenho de todos na manutenção de um ambiente seguro, permitindo a continuidade da prestação de cuidados de saúde de qualidade, com segurança e responsabilidade.
A situação será monitorizada diariamente, sendo as medidas ajustadas sempre que necessário.
|
PUB
|