|
Azambuja aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2026
🕒 2026-01-13 16:02h
Assembleia Municipal de Azambuja aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2026
A Assembleia Municipal de Azambuja reuniu em Manique do Intendente, no salão da Junta da União de Freguesias, no passado dia 09 de janeiro, em sessão extraordinária, para deliberar sobre os documentos de gestão municipal para o ano 2026.
Nesta sessão, foi aprovado o orçamento para 2026 bem como as Grandes Opções do Plano para o período 2026/2030, que incluem o Plano de Atividades Municipais (PAM) e o Plano Plurianual de Investimentos (PPI). No próximo ano, o município contará com um orçamento de 32,6 milhões de euros, (concretamente trinta e dois milhões seiscentos e vinte e quatro mil duzentos e vinte euros). Recorde-se que os documentos em questão foram aprovados pelo Executivo Municipal em sessão extraordinária realizada no passado dia 23 de dezembro de 2025. Este orçamento está em linha com o do ano há pouco findo (2025: 33 991 364,00€) e revela uma estabilidade na solidez economicofinanceira do município.
Dando continuidade ao equilíbrio e consolidação das finanças municipais já alcançados, a Câmara de Azambuja prosseguirá uma gestão de rigor que permitirá continuar a honrar os compromissos e, simultaneamente, incrementar o desenvolvimento do concelho.
As áreas com maior volume de investimento, na soma de PAM e PPI, serão a Educação, com 23,1%; o Ambiente e Saneamento, com 19,4%; Cultura, Desporto, Turismo e Juventude, com 13,9%; Modernização e Reorganização dos Serviços, com 10,1%; Urbanismo e Habitação, com 9,6%; ou, ainda, Saúde e Intervenção Social, com 7,0%.
Enquadrado na transferência de competências e meios para as freguesias, incluindo os Acordos de Execução e os Contratos Interadministrativos, o conjunto das sete Juntas de Freguesia irão ver as suas verbas reforçadas em cerca de 5%, em 2026, para cerca de 1 milhão 163 mil euros.
No mesmo âmbito da gestão municipal, foi igualmente aprovada, para o ano 2026, a proposta de autorização genérica para a assunção de compromissos plurianuais, delegada no Presidente da Câmara e respeitando a legislação aplicável.
Nesta sessão extraordinária, a Assembleia Municipal validou o Plano de Ação de Resíduos do Município de Azambuja (PAPERSU), já aprovado pela Câmara, bem como deu luz verde a uma proposta relativa ao cumprimento da obrigação legal do equilíbrio de contas no âmbito da criação da Empresa Intermunicipal Transportes Lezíria do Tejo EIM, SA.
A nível de funcionamento interno, a Assembleia Municipal de Azambuja criou dois grupos de trabalho, um encarregue da revisão do regimento da própria assembleia e outro destinado à implementação da Assembleia Municipal Jovem. Da ordem de trabalhos fazia, ainda, parte a eleição dos coordenadores das Comissões Especializadas Permanentes, sendo eleitos: Madalena Isidro (PS), na Comissão do Território, Urbanismo, Mobilidade e Ambiente; Marta Barros (PSD), na Comissão de Saúde, Ação Social, Habitação e Cidadania; João Mateus (PS), na Comissão de Planeamento Estratégico e Atividades Económicas; Cláudia Gomes (PS), na Comissão de Finanças e Administração Autárquica; e, por fim, Ana Maria Ferreira (PS), na Comissão de Educação, Cultura, Associativismo e Desporto.
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|