|
CIMLT- Defende Apoios Extraordinários
🕒 13:22h
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo subscreveram um memorando conjunto
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, subscreveram um memorando conjunto a solicitar ao governo a definição urgente de medidas excecionais e apois extraordenários para todos os muncípios da região afetados pelas tempestades Kristin, Leonardo, Marta, e Nils.
Apesar de já terem sido aprovados apoios para alguns territórios na sequência da situação de calamidade decretada, a verdade é que os concelhos da Lezíria do Tejo também sofreram danos muito significativos — em infraestruturas rodoviárias, habitações, explorações agrícolas, comércio local e equipamentos públicos.
A dimensão dos prejuízos ultrapassa a capacidade financeira e operacional dos Municípios, colocando em causa a rápida reposição da normalidade e a estabilidade das populações e da economia local.
Os autarcas defendem, apois extraordinários do estado, flexibilização de procidimentos para obras urgentes, mecanismos simplificados de recuperação de infraestruturas, apoio direto às familias e atividades económicas e mobilização de fundos comunitários para reforço da resiência territorial.
A resposta a esta situação deve pautar-se por critérios de equidade, coesão territorial e solidariedade institucional. Nenhuma comunidade pode ficar para trás.
Continuaremos a trabalhar em articulação com os restantes Municípios da Lezíria do Tejo para garantir que o nosso território tem o apoio que necessita.
Foto: Diogo Marques
|
PUB
MAIS VISTAS
PUB
|
|